A BARATA NOJENTA
A barata bela
passava o dia inteiro na janela.
Estava muito cansada
de ser por todos desprezada.
_ Que nojenta esta fedida!
e ficava toda ofendida.
Passava o tempo pensando:
_ Por que tantos me praguejando?
E chegou a uma conclusão com firmeza
ao da janela observar a sábia natureza.
Essa tal discriminação
está fora de moda a um tempão:
Tem gente que gosta de rastejar
outros de nadar
Tem aqueles que preferem jiló
outros trepar no cipó
Tem uns que escolhem passar a vida na janela...
Outros voar como a borboleta amarela.
Uma barata gosta de sujeira
enquanto outros ficam falando asneira.
O mundo é bem grandão
cabem todos do jeito que são!
Dri Froz. Vamos pintar a poesia? São Paulo: Talento, 2003.
1. Escreva o sinônimo da palavra destacada:
a) “_ Por que tantos me praguejando?” (paparicando – xingando)
b) “Essa tal discriminação...” (intolerância – preconceito)
2. Qual era o problema da barata Bela?
4. Escreva uma palavra de sentido igual ao da expressão destacada.
a) A barata estava muito cansada.
b) O mundo é bem grandão.
5. Releia o trecho do poema:
“E chegou a conclusão com firmeza
ao da janela observar a sábia natureza.”
Agora releia duas frases com sentido equivalente ao dos versos destacados:
Ao observar a sábia natureza da janela.
Ao observar, da janela, a sábia natureza.
a) Qual delas pode ser lida de duas maneiras, isto é, tem dois sentidos?
b) Explique o outro sentido que essa frase representa.
6. Escreva os adjetivos das frases, observando sua posição em relação ao substantivo.
a) O mundo é bem grandão.
b) Da janela, observou a sábia natureza.
Obs.: O adjetivo pode vir depois do substantivo (posição mais comum), ou antes do substantivo a que se refere.
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