Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TIPOS TEXTUAIS

TIPOS TEXTUAIS

Os tipos textuais representam categorias gramaticais do texto que classificam-se de acordo com sua estrutura e finalidade, tornando-se base para criação dos diversos gêneros de comunicação existentes. Antigamente aprendíamos na escola apenas três tipos: narração, descrição e dissertação. Hoje temos a inclusão de mais duas tipologias: exposição e injunção.

Texto Narrativo – Apresenta uma história ou fato, onde acontecem as ações dos personagens. A narração possui um narrador, os personagens, o tempo e o lugar onde a narrativa acontece. Sua estrutura básica é: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Exemplos de gêneros textuais que usam narrativas: contos, fábulas, lendas, diários, notícias, crônicas, novelas, etc.

Texto Descritivo - Apresenta detalhes de algo (objeto, lugar, pessoa, fato, etc.) como observações, aspectos, características... Exemplos: classificados, guias turísticos, legendas, cardápios, etc.

Texto Dissertativo (argumentativo) - Busca defender uma ideia de um tema. Além de ser um texto de opinião, busca convencer o leitor. Exemplo: pregações, editorial de um jornal, crítica, monografia, redações, etc.

Texto Expositivo (explicativo) - Apresenta e explica um assunto. Exemplo: palestra, seminário, entrevista, verbetes de dicionários, enciclopédias, aulas, conferências, capítulo de livro didático, etc.

Texto Injuntivo (instrucional) - Utilizado para ensinar a fazer algo. Exemplo: receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, etc.

Um texto (gênero) pode conter mais de uma tipologia textual, porém sempre haverá tipo predominante, que é o que vai determinar a sua classificação. Por exemplo, uma narrativa pode conter uma descrição detalhada de um determinado lugar em que o personagem se encontra, assim como pode apresentar detalhes físicos a respeito de um personagem. Esse mesmo texto pode conter também uma dissertação, expondo a opinião do narrador, ou mesmo de um personagem, no contexto da história. Pode-se acrescentar ainda uma injunção, onde aparece uma receita culinária em algum momento da narrativa. Contudo, ainda assim predomina-se num texto narrativo.

Profª Evelyn Cordeiro - www.artedelecionar.blogspot.com.br

FONTES DE PESQUISA
http://helenaconectada.blogspot.com.br/2012/08/os-tipos-textuais.html
http://www.escolakids.com/tipologias-textuais.htm
http://www.todamateria.com.br/tipos-de-textos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Comente!!!

ACESSO DOS VISITANTES