segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

DINÂMICAS PARA INÍCIO LETIVO


DINÂMICA – Apresentação “Eu sou... E você quem é?”
OBJETIVO – Conhecer uns aos outros. Memorização de nomes.
RECURSOS NECESSÁRIOS – Espaço amplo para roda.
TÓPICOS TRABALHADOS - Contato visual. Autoconhecimento. Atenção ao colega. Interatividade.
PROCEDIMENTOS – Sentados no chão, formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. O educador inicia a atividade se apresentando, dizendo o que gosta, e passa para outro: "Eu sou Evelyn, gosto de teatro, e você, quem é?", e assim sucessivamente. Depois de todos se apresentarem, cada um deverá apresentar o outro.
AVALIAÇÃO – Oralidade, inibição, espontaneidade, gostos, postura, respeito ao colega.

DINÂMICA – Da Confusão à Ordem
OBJETIVO – Respeitar a vez de falar.
RECURSOS NECESSÁRIOS – Nenhum.
TÓPICOS TRABALHADOS – Atenção. Criatividade. Interação. Afetividade. Movimentos corporais.
PROCEDIMENTOS – Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos). Depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

DINÂMICA/MUSICALIZAÇÃO – Cumprimentos Diferentes
OBJETIVO – Permitir que os alunos se conheçam. Favorecer a relação professor-aluno. Possibilitar a troca afetiva. Estimular a comunicação.
RECURSOS NECESSÁRIOS – Música. Espaço amplo.
TÓPICOS TRABALHADOS – Atenção. Criatividade. Interação. Afetividade. Movimentos corporais.
PROCEDIMENTOS – Nesta atividade alegre e descontraída, as crianças se expressam com movimentos corporais e criativos. Pedir que os alunos formem um circulo em pé. Colocar uma música e pedir para que se movimentem. A cada pausa, deverão ficar estáticos e prestar atenção na solicitação da professora. Quando a música recomeçar, as crianças se cumprimentam criativamente, de acordo com a orientação do professor. Exemplos: cumprimentar os colegas com os dedos, as pernas, os joelhos, as costas... Quando perceber um clima de alegria, diminuir paulatinamente. Para finalizar, formar novamente o círculo e solicitar que os colegas comentem o que mais gostou.
AVALIAÇÃO – Espontaneidade, inibição, oralidade.

DINÂMICA – Espírito de Equipe
OBJETIVO – Confiança que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.
RECURSOS NECESSÁRIOS – Espaço amplo.
TÓPICOS TRABALHADOS – Atenção. Criatividade. Interação. Afetividade. Movimentos corporais.
PROCEDIMENTOS – Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir. Sem confiança não há sucesso! Falar da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.

DINÂMICA – Boneco Diferente
OBJETIVO – Compreender e respeitar as diferenças.
RECURSOS NECESSÁRIOS – Papel A4.
AVALIAÇÃO – Cada criança recebe uma folha e a professora vai falando como deverão desenhar: a cabeça é um quadrado, a boca uma banana, o nariz um garfo, um olho é um coco, o outro um botão, o pescoço uma escada, a barriga um travesseiro, um braço um guarda chuva, o outro uma colher, uma perna é um objeto pesado, o outro um objeto leve. Etc... A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come. Conversar sobre o respeito às diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.

DINÂMICA – As Sementinhas
OBJETIVO – Compreender a importância do silêncio quando necessário. Respeitar o espaço do outro. Identificar alunos com habilidades teatrais.
RECURSOS NECESSÁRIOS – Dinâmica escrita para leitura da professora. Local amplo suficiente para agrupar todas as crianças de forma que possam se movimentar e deitar no chão.
TÓPICOS TRABALHADOS - Atenção e concentração ao que é proposto. Motricidade. Artes cênicas. Silêncio.
PROCEDIMENTOS - Com as crianças em círculo, a narrar a seguinte história com voz baixa:
VARIAS SEMENTINHAS PEQUENINAS ESTAVAM ESCONDIDAS NO CHÃO BEM APERTADINHAS NOS BURAQUINHOS (as crianças se ajoelham e encostam a cabeça no chão)

LAS DORMIAM UM SONO PROFUNDO... BEM PROFUNDO... SOSSEGADO E MUITO BOMMMMM... (as crianças ainda ajoelhadas viram a cabeça de lado e fecham os olhos)

VEIO A CHUVA E MOLHOU AS SEMENTINHAS E DEPOIS O SOL BRILHOU LINDO NO CÉU... (as crianças de joelhos movimentam os braços de cima para baixo, mexendo os dedos)

DE REPENTE... AS SEMENTINHAS ACORDAMMMMM (as crianças de joelhos abrem os braços e bocejam)

DEVAGARINHO... DEVAGARINHO... AS PLANTINHAS COMEÇAM A APARECER
CRESCEM OS GALHOS AS FOLHAS E FICAM AJEITADAS (as crianças começam a se levantar lentamente. Esticam os braços um de cada vez.)

DEPOIS CRESCERAM, CRESCERAM E ENROSCARAM-SE NO VARAL ENROLANDO... ENROLANDO... (as crianças vão se esticando, braços ao lado na ponta do pé e dão um pulo, vão girando braços no alto vão mexendo as mãos)

E CHEIO DE FLORES, ALEGRAM O QUINTAL VEIO O SOL FORTE E FOI RESSECANDO AS PLANTINHAS QUE FICARAM TODAS TORTINHAS (as crianças vão se contorcendo e param numa posição diferente do que estavam - tortos)

MAS O TEMPO MUDOU, COMEÇOU A CHOVER FORTE DE NOVO E FOI FICANDO CADA VEZ MAIS FORTE... CADAVEZ MAIS FORTE... MAIS FORTE... (as crianças ficam se mexendo, subindo e descendo o corpo e mexendo os dedos rapidamente)

AI A CHUVA FOI DIMINUINDO... DIMINUINDO ... DIMINUINDO... ATÉ QUE PAROU!!! (diminuir a velocidade dos movimentos)

E DE REPENTE VEIO UM OUTRO VENTO MUITO FORTE... QUE FOI FICANDO MAIS FORTE AINDA... MAIS FORTE (Em pé com os braços ao alto balançando de um lado ao outro cada vez mais rápido)

ATÉ QUE AS SEMENTINHAS SAIRAM VOANDO VOANDO, VOANDO PRA BEM LONGE... (Todos andando com os braços abertos como se estivessem voando)

AS SEMENTINHAS FORAM CAINDO... CAINDO... CAINDO... BEM LENTAMENTE... (as crianças vão se abaixando até chegarem ao chão)

E AS SEMEMTINHAS ADORMECERAM NOVAMENTE UM SONO BEM PROFUNDO SOSSEGADO E BOMMM! (as crianças se ajoelham bem acolhidas e encostam a cabeça no chão, viram a cabeça de lado e fecham os olhos).

AVALIAÇÃO - Inibição, aptidão para encenações, concentração, respeito às regras.

www.artedelecionar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Comente!!!

SEGUIDORES