Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CALENDÁRIO 2016 - CICLO ALFABETIZAÇÃO

Olá queridos! Compartilhando com vocês o calendário que sempre faço com meus alunos, é bem rapidinho de fazer, basta imprimir e entregar para colorirem ou desenharem o que quiserem nos quadradinhos.

Na minha turma, algumas crianças cansaram de pintar e desenhar quadradinhos e foram passando o mesmo impresso pra outro colega terminar, foi bem interativo!

A vantagem de confeccionar os recursos visuais do ambiente alfabetizador com os alunos, é que tem mais significado para eles, além de dar menos trabalho pra gente.

Espero que gostem e bom trabalho!

CONFECÇÃO – Calendário
OBJETIVO – Entender o tempo em dias, semanas, meses e ano.
RECURSOS NECESSÁRIOS – Calendário impresso para colorir. Lápis de cor. Cartolina colorida ou papel Color Set.
TÓPICOS TRABALHADOS - Noção de dias, semanas, meses e ano. Datas comemorativas. Noção de perto e longe. Coordenação motora fina.
DETALHAMENTO – Entregar as folhinhas dos meses para as crianças colorirem os quadradinhos dos dias. Colar as folhinhas em papel Color Set ou Cartolina, montar um cartaz. Explicar como funcionam os dias meses e ano. Mostrar que quando termina dezembro, o ano muda. Mostrar o dia em que estamos. Pincelar mencionando as horas do dia. Aponte os quadradinhos com datas comemorativas. Pode acrescentar mostrando o dia de aniversários de alguns alunos como exemplo, um próximo e um distante do dia atual. A cada dia, peça que uma criança marque um X com canetinha no dia anterior, assim terão uma visão concreta de que os dias estão se passando. Como só tem 13 impressos, pode pedir que outras crianças façam ilustrações para decorar o calendário. Também pode pedir que mais de uma criança pinte ou desenhe o mesmo mês. Pedir para ilustrarem e colorirem com cuidado, respeitando as linhas.

PDF do arquivo no grupo do Facebook.





Profª Evelyn Cordeiro
Blog Arte de Lecionar

Um comentário:

  1. Amei a ideia do calendário exposto já pronto, isso facilita ao alunos assimilarem a quantidade de mês que tem um ano, principalmente alunos da educação infantil, que ainda não tem muita noção de tempo. Muito bom mesmo vou adotar essa ideia.

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Comente!!!

ACESSO DOS VISITANTES